União Europeia quer saber mais sobre consumo sustentável em Portugal

O projeto europeu PACITA (Parliaments and Civil Society in Technology Assessment) vai realizar uma consulta pública aos cidadãos portugueses sobre o consumo sustentável. A consulta terá lugar no dia 25 de outubro, em Lisboa, e serão escolhidos aleatoriamente 100 portugueses para participar.

No dia em questão, os participantes poderão debater e votar sobre questões relativas ao consumo sustentável.

Para além de Portugal, a iniciativa vai decorrer em simultâneo em outros dez países europeus. A atividade visa envolver os cidadãos no processo de formulação de políticas e sensibilização para a questão do consumo sustentável.

A fim de poderem ser escolhidos para participar no evento os interessados devem inscrever-se na página do projeto.  Posteriormente, dos inscritos vão ser escolhidos 100 para participar. O objetivo é que a amostra seja o mais representativa possível da sociedade portuguesa, ou seja, cerca de 60% dos cidadãos presentes deveriam ter no máximo o 9º ano de escolaridade e mais de 40 anos de idade. No caso de os escolhidos viverem fora da área metropolitana de Lisboa, os custos de transporte serão pagos e no caso de deslocações superiores a 200km será concedido alojamento.

A consulta pública sobre consumo sustentável é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, no âmbito do projeto PACITA, que é financiado pela União Europeia.


Conteúdo Recomendado