O Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal organizaram ontem a sessão de esclarecimento “Financiamento das Empresas Turísticas – Novas Oportunidades”, evento que teve lugar no Hotel Vila Galé Coimbra e que visou dar a conhecer as oportunidades de financiamento que estão ao dispor das empresas turísticas.
A sessão de abertura contou com a intervenção de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo e incluiu intervenções de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e de Francisco Paz, em representação da Câmara Municipal de Coimbra.
O primeiro painel contou com a participação de Catarina Vieira, responsável pelo empreendimento Chão do Rio – Turismo de Aldeia, Paulo Libório, da ADENE – Agência para a Energia, e Miguel Mendes, do Turismo de Portugal, sendo moderado por Jorge Loureiro, da direção do Turismo Centro de Portugal, onde se debateu “ O Turismo Sustentável como Modelo de Desenvolvimento e de Competitividade”. Neste painel, foi sublinhada a importância da sustentabilidade ambiental na criação de vantagens competitivas e de novas soluções de financiamento.
O debate seguinte foi moderado por Nuno Alves, do Turismo de Portugal, e registou a participação de João Tomás, do Burel Panorama Hotel, Pedro Moreira, do Turismo Fundos, e Rita Lavado, do Turismo de Portugal, e teve como mote “Iniciativas de Promoção da Coesão Territorial para um Desenvolvimento Sustentável”. Segundo uma nota informativa, o segundo painel debateu a importância da promoção e do financiamento de iniciativas promotoras de processos de coesão e desenvolvimento territorial.
No último tema, “Inovação, Empreendedorismo e Competitividade”, foi debatida a importância da inovação e do empreendedorismo nos negócios turísticos e soluções de financiamento, sendo a mesa moderada por Carlos Abade, do Turismo de Portugal, e teve como intervenientes Fernando Seabra Santos, da Go Friday/Friday SA, Pedro de Mello Breyner, da Portugal Ventures, Marco Neves, da SPGM, e Luís Coito, do Turismo de Portugal.
A sessão foi encerrada por Carlos Abade, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.