Trinta e seis concelhos de 12 distritos do país com risco muito elevado de incêndio

Trinta e seis concelhos de 12 distritos do continente apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na internet.

De acordo com o IPMA, estão em risco muito alto de incêndio os concelhos de Vila do Bispo e Monchique (Faro), Barrancos (Beja), Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Sertã, Oleiros (Castelo Branco), Pedrógão Grande, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos (Leiria) e Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo (Coimbra).

Também em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos da Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Castro Daire e Cinfães (Viseu), Arouca e Castelo de Paiva (Aveiro), Baião e Valongo (Porto) e Cabeceiras de Basto (Braga) e Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil registou 125 incêndios que foram combatidos por 2.617 operacionais, com o auxílio de 629 meios terrestres e 68 aéreos.


Conteúdo Recomendado