Tarantini defendeu tese de mestrado na UBI

Ricardo Monteiro, mais conecido por Tarantini, jogador e capitão da equipa sénior do Rio Ave FC, defendeu, no passaso dia 9 de outubro, a sua dissertação para obtenção do grau de mestre em Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior (UBI) com 18 valores.

A defesa pública da tese, intitulada “Sucesso defensivo no futebol: análise de tendências espácio-temporais no passe entre linhas”, teve como objetivo identificar as tendências espácio-temporais entre equipas e grupos de jogadores que discriminam o sucesso defensivo/ofensivo do passe entre linhas no futebol. A arguição da prova foi feita por Luís Vilar, docente da Universidade Europeia. Tarantini teve como orientadores científicos Bruno Travassos, docente da UBI e Ricardo Duarte, docente da Faculdade de Motricidade Humana.

Os resultados da investigação demonstraram a existência de regularidades comportamentais entre os rácios de largura entre equipas, bem como entre os defensores mais próximos da bola em relação ao portador da bola e ao jogador que vai receber a bola, que permitem descriminar o sucesso defensivo.

De acordo com o autor, este conhecimento permitirá ao treinador criar regras de interação locais que permitem potenciar as capacidades dos jogadores para a resolução de problemas coletivos.

Tarantini refere que “a concretização deste trabalho se deve aos problemas que foi sentindo enquanto jogador, nomeadamente nas últimas duas épocas desportivas, quando na coordenação com Filipe Augusto, nas tarefas defensivas, procuravam definir quais os espaços a ocupar e como melhorar a sua ação face às estratégias definidas por Nuno Espírito Santo”. O capitão do Rio Ave defende ainda que este tipo de análises se revela muito promissora para a compreensão do jogo e do treino.


Conteúdo Recomendado