Numa nota enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal de Gouveia refere que, nesse dia, “os populares e os rebanhos reúnem-se para a bênção, uma tradição baseada num ritual de fé que é procurado, anualmente, pelos pastores para alcançarem a prosperidade agrícola, as boas pastagens e para proteção do gado”.
De acordo com o programa divulgado pela autarquia, a iniciativa começa com a realização de um percurso local pedestre (Penedo Massoro), a realizar pelas 16h00. O trajeto circular estende-se ao longo de cerca de cinco quilómetros e apresenta um nível de dificuldade baixo.
A cerimónia de Bênção dos Rebanhos acontece pelas 18h00, junto à capela de Santo António, seguindo-se uma merenda tradicional e comunitária.
A Câmara Municipal de Gouveia refere que a iniciativa é de caráter gratuito, mas está limitada à participação máxima de 50 pessoas. As inscrições podem ser feitas até ao dia 03 de julho, na página ‘online’ da autarquia ou presencialmente no Posto de Turismo de Gouveia.
A Bênção das Ovelhas é uma iniciativa organizada pela Câmara de Gouveia e Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra.
A iniciativa está incluída na rede cultural “Terras da Transumância” – que também envolve os municípios do Fundão (distrito de Castelo Branco), Castro Daire (Viseu) e Seia (Guarda) e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.
É um projeto que visa celebrar a cultura em torno desta tradição ancestral, afirmando os territórios, enquanto destinos turísticos culturais de excelência e que preservam a memória dos seus costumes.