ULS da Guarda: Projeto Derm.Al ganha prémio na categoria de resultados clínicos

Desenvolvido pela Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) em conjunto com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e as entidades IPO Coimbra, CHUP e ULS Guarda, o projeto Derm.AI foi o grande vencedor da sexta edição dos HINTT Awards na categoria de Resultados Clínicos.

Trabalhando para desenvolver pesquisas de utilidade prática, o projeto Derm.AI da FhP-AICOS tem como objetivo auxiliar no diagnóstico precoce do cancro de pele, doença que representa quase um terço de todos os casos de cancro identificados.

Através do desenvolvimento de uma aplicação móvel que irá apoiar tanto o médico de Medicina Geral e Familiar na aquisição de imagens da lesão cutânea de forma intuitiva e rápida, como o especialista em dermatologia no processo de triagem e diagnóstico de casos através de uma plataforma de apoio à decisão, o projeto Derm.AI irá aprimorar o sistema de teledermatologia pré-existente – tornando-o mais eficiente – recorrendo à tecnologia de Inteligência Artificial para priorização de riscos.

O HINTT – Health Intelligent Talks & Trends é um evento anual dedicado ao tema saúde que visa ampliar a conversa em torno do futuro da saúde, com foco no cidadão e na tecnologia. A cada ano, a HINTT reconhece os projetos com as melhores práticas de adoção de tecnologias de Informação e Comunicação, visando um melhor atendimento à saúde. O projecto Derm.AI foi premiado pelo seu potencial tecnológico no combate ao diagnóstico tardio do cancro da pele e também por dar resposta à carência de especialistas em dermatologia no Serviço Nacional de Saúde.


Conteúdo Recomendado