Sabugal promove visitas guiadas e encenadas ao centro histórico

No âmbito da iniciativa designada “Memórias com Histórias” serão realizadas visitas no domingo e nos dias 10 e 11 de novembro.

O município do Sabugal vai promover visitas guiadas e encenadas ao centro histórico, no âmbito do projeto “Cultura em Rede” da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

A Câmara Municipal do Sabugal, presidida por António Robalo, refere em comunicado que no âmbito da iniciativa designada “Memórias com Histórias” serão realizadas visitas no domingo e nos dias 10 e 11 de novembro.

Segundo a fonte, as visitas têm como base o livro “Terras de Riba Côa – Memórias sobre o Concelho do Sabugal” de Joaquim Manuel Correia, “sendo que o próprio é a personagem anfitriã destas visitas, levando o público a fazer um itinerário contemplativo e interativo pelo centro histórico” daquela cidade do distrito da Guarda, situada junto da fronteira com Espanha.

A iniciativa “terá uma componente de reinterpretação de acontecimentos diversos relacionados com a história, monumentos e personagens históricas do Sabugal” e levará os participantes “a percorrer vários locais do centro histórico”.

As visitas guiadas e encenadas, com a duração de cerca de 30 minutos, estão abertas à participação de todos quantos queiram conhecer o Sabugal “pelos olhos de quem o percorreu [Joaquim Manuel Correia], nos finais do século XIX e inícios do século XX”, esclarece a nota.
A primeira visita será realizada no domingo, com início pelas 16:00, no Largo do Castelo do Sabugal.

Seguem-se visitas nos dias 10 de novembro, um sábado, pelas 15h30, com início nos Paços do Concelho do Sabugal e, no dia seguinte, pelas 16 horas, a partir do Largo do Castelo.

O projeto “Cultura em Rede” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) é cofinanciado por fundos europeus, nomeadamente pelo Programa Operacional Centro 2020.

A CIMBSE tem sede na cidade da Guarda e é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado