Segundo Sérgio Cipriano, administrador do portal, o projeto foi elaborado em parceria com Nuno Santos, aluno na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e bombeiro em Vila Pouca de Aguiar.
A aplicação móvel gratuita contém recursos sobre Suporte Básico de Vida, matérias perigosas, extintores, condução fora de estrada, ocorrências ativas, pontos de água e risco de incêndio.
“É ainda nosso objetivo integrar outras funcionalidades, permitindo assim uma maior comodidade de todos os utilizadores destes recursos”, disse à Lusa o responsável, indicando, a título de exemplo, que no futuro poderão ser disponibilizadas informações sobre os corpos de bombeiros e notícias.
A ferramenta agora disponibilizada integra vários recursos numa só aplicação e, segundo os promotores, é “de grande utilidade para os agentes de proteção civil”.
“Um bombeiro que está no teatro de operações e quer passar a coordenada do sítio onde se encontra, [com a utilização da aplicação] tem logo a coordenada do local, mesmo sem ligação à internet”, exemplificou Sérgio Cipriano.
O responsável disse que alguns dos recursos da aplicação tecnológica funcionam sem ligação à internet, daí a mais-valia da sua utilização pelos agentes de proteção civil.
“A forte presença dos agentes de proteção civil e da comunidade nestes dispositivos móveis despertou-nos para uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos utilizadores”, explicou.
Segundo Sérgio Cipriano, a aplicação – sem custos para o portal www.bombeiros.pt, que apoiou o autor, Nuno Santos, aluno da UTAD, na conceção gráfica e na estruturação – é “mais uma aposta do portal bombeiros.pt na área das tecnologias de informação”.
O projeto do portal dos bombeiros portugueses, liderado por Sérgio Cipriano, bombeiro voluntário na corporação de Gouveia, no distrito da Guarda, começou a 01 de outubro de 2004 com o portal www.bombeirosdistritoguarda.com, que mais tarde passou a ter a designação de www.bombeiros.pt.