Mostra dedicada ao sabugalense Pinharanda Gomes, na Biblioteca Nacional

“Pinharanda Gomes, historiador do pensamento português” é o título da mostra dedicada ao autor falecido em 2019, patente a partir da próxima quarta-feira, na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

No seu portal, a Biblioteca refere que esta é uma homenagem “na vertente histórico-filosófica da obra, sem, contudo, menosprezar o pensamento original do autor e as outras contribuições dele em vários âmbitos da cultura portuguesa”.

A mostra apresenta “materiais do espólio guardado no Centro de Estudos José Pinharanda Gomes, de Sabugal [concelho onde nasceu em 1939], assim como do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, instituição da qual Pinharanda Gomes foi assíduo frequentador durante a sua vida”.

“Pinharanda Gomes só soube ser de nacionalidade portuguesa quando iniciou a frequência do ensino primário. Possuidor do mais vasto saber sobre a história do pensamento português, de que se destacam os três volumes da ‘História da Filosofia Portuguesa’ (1981-1991), bem como de sete volumes da série ‘Pensamento Português’ (1969-1993), regista em todos os seus livros uma adesão viva ao modo religioso e de se tematizar as questões filosóficas”, refere a BNP.

O historiador e filósofo Josué Pinharanda Gomes, nascido em Quadrazais, concelho do Sabugal, a 16 de Julho de 1939 foi um dos mais ilustres pensadores e investigadores da Cultura Portuguesa Contemporânea.

Pinharanda Gomes ofereceu a sua valiosa biblioteca pessoal, pastas com correspondência particular do escritor, recortes e artigos de Imprensa sobre o autor, diplomas de instituições e a numerosa coleção de imagens de santos em que se destacam as valiosíssimas figuras em barro e outros materiais relativos à sua devoção pessoal, Santo António, padroeiro dos alfacinhas. A Câmara Municipal do Sabugal reuniu, catalogou e criou no Sabugal o Centro de Estudos Pinharanda Gomes constituído por vários núcleos de investigação cultural.


Conteúdo Recomendado