Mercado do Queijo decorre em Gouveia

O evento que teve início ontem, encontra-se a decorrer no renovado Mercado Municipal de Gouveia, cujas obras de requalificação foram inauguradas pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu.

O renovado mercado abriu hoje as suas portas às 10h00, com as provas públicas de queijo e a demonstração de fabrico de Queijo Serra da Estrela DOP. O momento musical será protagonizado pelo Rancho Folclórico de Gouveia.

Durante a tarde irão decorrer dois showcookings, o primeiro, de “Queijo Serra da Estrela e Ovos”, irá ser ministrado pelo chef Flávio Silva e pelas 16h30 o Chef António Batista irá apresentar o showcooking de Queijo Serra da Estrela DOP.

Ainda durante a tarde de hoje, será apresentado o projeto “Abrigo Queijo Serra da Estrela DOP”, um programa desenvolvido em estreita colaboração com a freguesia de Vila Nova de Tazem. Trata-se de um projeto relevante, único a nível nacional, que surge do reconhecimento deste produto endógeno para a atividade turística do concelho e da região.

Terá ainda lugar, às 17h30, o Conversas à Mesa, com a participação de Alberto Pinto da Quinta da Espinhosa, numa prova comentada sobre Queijos Serra da Estrela DOP e Vinhos do Dão. A participação nesta iniciativa carece de inscrição presencial no Posto de Turismo de Gouveia ou no Balcão de informações do Mercado do Queijo.

O certame encerra com a atuação da Tocata do Rancho Folclórico de Vinhó às 18h00 e a oferta de papas de milho pelo Rancho Folclórico de Gouveia.

O Mercado do Queijo é uma iniciativa do Município de Gouveia que “procura valorizar a fileira económica relacionada com a produção do Queijo da Serra da Estrela enquanto produto endógeno de relevância primordial para o concelho de Gouveia”.

Podem acompanhar o evento AQUI.


Conteúdo Recomendado