IPMA prevê “alteração significativa” do tempo em Portugal

A mudança do estado do tempo começará a meio da tarde de hoje, dia 18 de outubro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou, esta segunda-feira, 17 de outubro, para “uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental”.


Em causa está o “posicionamento de uma depressão complexa e quase estacionária no Atlântico Norte” que “levará ao estabelecimento de um fluxo que transporta ar muito húmido até ao continente”.


“Prevê-se que o resto desta semana seja caracterizada por tempo chuvoso em Portugal continental”, revelou o IPMA, numa nota publicada no seu site, acrescentando que a mudança do estado do tempo começará a meio da tarde de hoje, dia 18 de outubro.


Já durante a noite de 18 para 19 (terça para quarta-feira), “uma superfície frontal fria deverá atravessar o território, com ocorrência de precipitação por vezes forte”. A precipitação começará pelo litoral Norte e Centro e estender-se-á “gradualmente ao restante território”.


Ocorrerá também “uma intensificação do vento, que será por vezes forte no litoral e nas terras altas”, que provocará uma descida das temperaturas para “valores próximos do normal para a época”, a partir de quarta-feira.


“A persistência deste fluxo do quadrante sul ao longo dos restantes dias da semana permitirá a chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico”, explicou o IPMA.


Poderá também ocorrer “diversos períodos de precipitação persistente”, que pode ser “por vezes forte, acompanhada de trovoada, e de vento forte no litoral e terras altas”.


Conteúdo Recomendado