Informação nutricional nos rótulos passa a ser obrigatória

A medida entra em vigor hoje. As embalagens de produtos alimentares têm de conter todos os dados nutricionais e a lista de ingredientes completa. Nutricionistas aplaudem a medida.

A partir de agora quando for às compras vai ter à disposição mais e melhor informação sobre os alimentos que vai comprar. Entre hoje em vigor a obrigação de todos os rótulos terem toda a informação nutricional dos alimentos bem como a lista de ingredientes.

Toda a outra informação, desde o valor energético, aos lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal, terá de estar obrigatoriamente indicada nos rótulos de todos os alimentos.

Passa, ainda a ser obrigatória a indicação da data de congelação da carne, produtos à base de carne e produtos de pesca congelados.

As novas regras resultam de uma orientação europeia.

Para o nutricionista Rodrigo Abreu, escutado pela TSF, esta medidas são positivas mas deviam ser acompanhadas de ações de educação alimentar para aumentar a sua eficácia.

Rodrigo Abreu reconhece que o número de pessoas que se preocupa com a informação nutricional está a aumentar, mas em tempos de crise o valor do dinheiro fala mais alto e muitos consumidores olham em primeiro lugar para a etiqueta do preço para escolherem o mais barato.


Conteúdo Recomendado