Idanha-a-Nova avança com Plano Gerontológico

O Município de Idanha-a-Nova vai desenvolver um Plano Gerontológico para o concelho, em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), que visa ser um instrumento de apoio à tomada de decisões de políticas municipais na área do envelhecimento.

“Iremos colaborar no terreno com o IPCB e as diferentes entidades das áreas da saúde e do apoio social, de modo a ouvirmos as suas sugestões e as integrarmos no Plano Gerontológico de Idanha-a-Nova com o objetivo de melhorarmos a qualidade de vida da população”, explica Armindo Jacinto, presidente da autarquia.

A apresentação pública do Plano Gerontológico teve lugar no dia 21 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, na presença de vários atores locais das áreas da saúde e do apoio social.

O presidente do IPCB, Carlos Maia, por seu lado, adiantou que o projeto vai “abordar com determinação e medidas concretas o fenómeno do envelhecimento”.

A equipa é constituída por elementos da Câmara de Idanha-a-Nova e por docentes e alunos do IPCB que vão fazer o levantamento das necessidades e expectativas da população relacionadas com o envelhecimento, identificar os recursos disponíveis, elaborar o diagnóstico e, por fim, apresentar a proposta de intervenção.

A sessão serviu também para anunciar dois outros projetos a desenvolver em Idanha-a-Nova. Em breve duas carrinhas vão começar a deslocar-se às freguesias do concelho: uma na área da saúde, em parceria com a Fundação Álvaro de Carvalho e o Serviço Nacional de Saúde, e outra na área dos serviços administrativos com a Agência para a Modernização Administrativa.

A primeira irá sinalizar necessidades e envolver várias especialidades médicas como oftalmologia (incluindo operações às cataratas), dermatologia (rastreio de cancro da pele) e cardiologia, e a segunda irá facilitar operações como a entrega de documentos para a ADSE, o pedido de Cartão Europeu de Saúde e Doença ou a alteração de morada no Cartão de Cidadão, entre outros serviços disponibilizados.


Conteúdo Recomendado