ICNF vai contratar 100 técnicos superiores e 250 sapadores florestais

O secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, Paulo Catarino, anunciou que vai abrir um primeiro concurso público para a contratação dos primeiros 25 novos técnicos superiores para o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Segundo aquele governante, este será apenas um primeiro lote de contratados, num total de 100 que a tutela tem “autorização” para abrir procedimento. Adiantou ainda o investimento em recursos humanos por parte da tutela, passará também pela contratação de um total de 250 novos bombeiros sapadores florestais.

«Sinto um grande orgulho na transformação que o ICNF está a ter ultimamente. Foi feito um investimento de quase 10 milhões de euros em equipamento e recursos materiais. Vai sair um concurso para 25 técnicos superiores, que irão fazer parte de 100 que o ICNF tem autorização, neste Orçamento de 2020, para contratar. É um rejuvenescimento enorme desta casa», disse o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, Paulo Catarino, em declarações ao Jornal Notícias, assinalando ainda que foi concluído o concurso e decorre o processo de seleção «de 100 bombeiros sapadores florestais que vão entrar até ao final do ano para os quadros do ICNF».

Aqueles novos elementos, a colocar em concelhos como Paredes de Coura, Portalegre e Proença-a-Nova, adiantou, integram «um total de 250 que temos autorização para contratar».

«Juntando os 52 CNAF (Corpo Nacional de Agentes Florestais) da Peneda Gerês, que tomaram posse este ano, os quase 2000 sapadores florestais que direta ou indiretamente são pagos pelo ICNF, estamos a falar de alguns milhares de novos agentes públicos que não vão para Lisboa ou para o Porto, vão para o território onde faziam mais falta», afirmou, concluindo que «a administração central está a voltar ao território pela mão do ICNF, que é a instituição que faz mais sentido estar nele».


Conteúdo Recomendado