Guarda promove Feira da Bagageira para ativar a Economia Circular

O Município da Guarda promove já a partir do próximo dia 5 de outubro (sábado) a 1ª edição da Feira da Bagageira, no Parque Urbano do Rio Diz (zona do semicoberto), entre as 9h00 e as 13h00.

“Destralhar” é a palavra de ordem para esta iniciativa que pretende promover a Economia Circular e que vai acontecer com uma periodicidade trimestral.

A iniciativa tem como ideia base “trazer tudo o que não precisa e está a mais em casa ou na garagem e colocar dentro da mala do automóvel”. Das roupas aos acessórios, dos artigos de decoração ao mobiliário, dos livros aos brinquedos, discos ou até peças recicladas, tudo é válido para comprar, vender ou trocar. Desta forma o Município promove a Economia Circular através da redução do consumo de novos produtos, reutilização, recuperação e reciclagem dos materiais e energia.

A iniciativa vem ao encontro do Plano de Ação para os Resíduos Urbanos (PAPERSU), aprovado pelo executivo municipal em julho passado, que estabelece várias ações de promoção da chamada Economia Circular. A Feira da Bagageira é uma ação de interesse municipal que cumpre o objetivo de promoção da reutilização e de redução do consumo de novos materiais.

O objetivo é promover a exposição, compra, venda e troca de artigos em segunda mão, velharias, projetos originais e artigos reciclados, com a particularidade de serem transportados na bagageira de um automóvel.

Os interessados em aderir à iniciativa, com venda de produtos, poderão fazê-lo através de formulário, disponibilizado no na página de internet do Município da Guarda.

As normas de participação podem ser conhecidas AQUI.


Conteúdo Recomendado