Guarda acolhe amanhã Roteiro de Cidadania

Esta semana, alguns dos concelhos pertencentes à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) recebem a iniciativa que pretende desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e acção sobre cidadania e participação cívica.

O concelho de Belmonte acolheu hoje o projeto, que passará amanhã pela Guarda e sábado em Almeida. O concelhos de Seia, Gouveia e Covilhã também acolheram a iniciativa este semana.

Na Guarda, o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G Guarda Ger(a)ção), consórcio formado pela ADM Estrela, NDS e CFAD, associou-se ao Município da Guarda, e aos Projetos Agir para Prevenir do CFAD e Projeto Tudecides+ E6G do NDS, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé, para receber, amanhã, dia 13 de janeiro, o Roteiro para a Cidadania em Portugal, projeto da iniciativa da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e desenvolvido pela ANIMAR – Associação Portuguesa para Desenvolvimento Local, que consiste na disponibilização de uma carrinha equipada com materiais de sensibilização. O Roteiro desafia as redes locais e propõe-se a complementar e enriquecer ações sobre as questões sociais relacionadas com a cidadania e igualdade.

Até ao dia 30 de junho, a equipa do projeto vai continuar a percorrer o país numa carrinha, devidamente equipada com recursos lúdicopedagógicos, para apoiar a dinamização de atividades propostas por redes locais. É objetivo do roteiro convidar as comunidades a conhecer bons exemplos de cidadania, ao mesmo tempo que estimula a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações.

Guarda 13.01/

10h30-11h30

Alameda de Santo André – Instalações CLSD 3G Educação para a Cidadania Sessão Participativa – debate e sensibilização
13.01/

12h15-13h30

Escola Básica da Estação
13.01/

14h25-15h10

Escola Carolina Beatriz Ângelo Bullying e Violência no Namoro Sessão de sensibilização em sala e na carrinha
13.01/

16h-17h

Escola Secundária Afonso de Albuquerque
Almeida 14.01/10h00-12h00 Praça da Liberdade (Junto à Câmara Municipal de Almeida) Igualdade de Género; Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social Ação de rua
14.01/10h00-12h00 Biblioteca Municipal Workshop com metodologias lúdico-pedagógicas

Para mais informações consulte o site oficial da iniciativa aqui.


Conteúdo Recomendado