Distrito da Guarda em risco “Muito Elevado” de incêndio

Os concelhos da Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da Beira estão hoje em risco.

Vinte e sete concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra Guarda e Viseu estão hoje em risco ‘Muito Elevado’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, em risco ‘Muito Elevado’ de incêndio estão os concelhos Monchique (Faro), Barrancos (Beja), Sardoal e Mação (Santarém), Portalegre, Marvão e Castelo de Vide (Portalegre), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco) e Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera (Leiria).
Os concelhos de Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Cinfães (Viseu) também estão em risco ‘Muito Elevado’ de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até meio da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira.
Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral das regiões norte e centro e pequena descida da temperatura máxima no litoral das regiões norte e centro e na região sul.
Na Madeira prevê-se céu em geral pouco nublado e vento fraco a moderado de nordeste.
Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento norte bonançoso, rodando para noroeste.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 15 e 27 graus celsius, no Porto entre11 e 21, em Vila Real entre 13 e 27, em Viseu entre 14 e 26, em Bragança entre 10 e 26, na Guarda entre 14 e 23, em Coimbra entre 10 e 25, em Castelo Branco entre 13 e 30, em Santarém entre 13 e 29, em Évora entre 13 e 31, em Beja entre 14 e 31, em Faro entre 18 e 26, no Funchal entre 19 e 26, em Ponta Delgada entre 17 e 22, na Horta entre 16 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 21.

Conteúdo Recomendado