Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra elege novo secretário executivo

O Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra aprovou esta terça-feira o nome do geógrafo Jorge Brito para secretário executivo intermunicipal, sucedendo no cargo a Jorge Bento, falecido a 02 de dezembro.

A proposta de Jorge Brito foi aprovada sem votos contra durante uma reunião daquele órgão da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, hoje, em Penela, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

O Conselho Intermunicipal é formado pelos presidentes das 19 câmaras que integram a CIM Região de Coimbra, sendo presidido pelo autarca da Figueira da Foz, João Ataíde.

A nomeação de Jorge Brito para secretário executivo da CIM está ainda dependente da aprovação por parte da assembleia intermunicipal, órgão que é formado por 74 eleitos das assembleias municipais dos concelhos que constituem a Comunidade.

Especialista em estudos ambientais, mestre em geociências e doutorando em território, risco e políticas públicas, Jorge Brito, de 35 anos, é chefe do Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Coimbra e já desempenhou funções como as de vereador da Câmara de Seia e de administrador da Sociedade Teleférico da Torre, na Serra da Estrela.

O anterior secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Bento, ocupou o cargo durante quase dois anos, depois de ter presidido, em cinco mandatos consecutivos (entre 1993 e 2013), eleito pelo PS, à Câmara de Condeixa-a-Nova e de ter sido presidente da CIM do Baixo Mondego, extinta na sequência da criação da CIM Região de Coimbra, em setembro de 2013.

A CIM Região de Coimbra integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares (distrito de Coimbra) e Mealhada e Mortágua, nos distritos de Aveiro e Viseu, respetivamente.


Conteúdo Recomendado