Cinfães implementa projeto de teleassistência da GNR para apoiar idosos e pessoas mais vulneráveis

Com o apoio da Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI), o projeto vai distribuir um dispositivo eletrónico que consiste num objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de 3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR.

O Município de Cinfães e a Guarda Nacional Republicana (GNR) celebraram um protocolo para a implementação do projeto “eGuard” no Concelho. Os idosos e munícipes mais vulneráveis, nomeadamente, em situações de dependência, isolamento e sem apoio familiar vão usufruir, gratuitamente, de um serviço de teleassistência, que funcionará em permanência, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Com o apoio da Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI), o projeto vai distribuir um dispositivo eletrónico que consiste num objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de 3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR. A sala de situação do Comando Territorial da GNR de Viseu recebe os alertas e aciona os meios de socorro.

Este dispositivo poderá ser utilizado em qualquer lugar, inclusive fora do país e em situações de segurança, socorro, doença e ação social.

O Município de Cinfães assumirá o custo de dez euros mensais com cada um dos dispositivos que irá atribuir aos utilizadores do sistema “eGuard”. Os primeiros munícipes a receber este equipamento já estão identificados.


Conteúdo Recomendado