Candidaturas ao ensino superior começam no dia 20

DGES publicou despacho que fixa os prazos para o concurso nacional de acesso, mantendo as regras dos anos anteriores.

Os estudantes que queiram concorrer a uma vaga no ensino superior no próximo ano letivo podem começar a apresentar a sua candidatura no dia 20 de julho.

Os resultados da primeira fase dos exames nacionais do ensino superior são conhecidos na próxima segunda-feira e os alunos têm depois uma semana para escolher os cursos superiores em que pretendem entrar no próximo ano letivo. A Direção-Geral do Ensino Superior publicou, esta quarta-feira, o despacho que fixa os prazos do concurso, mantendo as regras dos anos anteriores.

O concurso nacional de acesso terá três fases distintas de candidaturas. A 1.ª fase, habitualmente a mais concorrida, decorre entre 20 de julho e 7 de agosto. Os resultados das colocações serão conhecidos precisamente um mês depois. Quem garantir uma vaga nas universidades e institutos politécnicos nessa primeira oportunidade tem cinco dias (até 11 de setembro) para se inscrever na respetiva instituição de ensino.

No dia 11 de setembro começa também a 2.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior, que se prolonga até dia 18. A 3.ª fase decorre já em outubro, entre os dias 1 e 5. O processo só ficará totalmente concluído com a publicação da decisão sobre eventuais reclamações referentes à 3.ª fase do concurso nacional, agendada para a 26 de Outubro.

No ano passado, após cinco anos em queda, o número de candidatos ao ensino superior aumentou. Na 1.ª fase do concurso houve 42.455 alunos inscritos, mais 1909 do que no ano anterior. Nessa fase foram colocados 37.778 estudantes, mais 363 do que em igual período de 2013.


Conteúdo Recomendado