App criada em Coimbra permite que telemóvel detete emoções

Trabalho de investigadores da Universidade de Coimbra valeu um prémio internacional a um dos elementos da equipa.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma aplicação móvel (app) que permite que o telemóvel identifique o estado de espírito do utilizador. A app Happy Hour deu o prémio Young Scientist Award a um dos investigadores na Conferência Internacional IEEE-I4CS – Inovação para Serviços Comunitários, que decorreu na Alemanha.

A Happy Hour, que ainda está em fase de protótipo, permite que o telemóvel não só identifique “o estado de espírito dos seus utilizadores”, como também seleccione e apresente “informação, em tempo real, sobre os espaços verdes de interesse mais próximos (como parques ou jardins)”, adianta UC, numa nota divulgada esta quarta-feira.

A aplicação, que promove “caminhadas e exercício físico como forma de melhorar a situação emocional de quem a utiliza”, foi criada para Android por uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, coordenada por Jorge Sá Silva.

A originalidade do projecto valeu a David Nunes, de 27 anos, o prémio de jovem cientista atribuído na Conferência Internacional IEEE-I4CS. Como explica o distinguido, o objetivo da app é “mudar o paradigma”. “As tecnologias devem compreender o ser humano e adaptar-se às suas necessidades e desejos” e, embora seja “um desafio de enorme complexidade, o futuro passa por aqui”, reforçou David Nunes citado pela UC.

O investigador explica que a “tecnologia resulta de quatro anos de investigação e passou por várias etapas”. “Primeiro, a equipa reuniu um conjunto de tecnologias e informação (camisola inteligente, telemóvel, informação sobre o estado do tempo, etc.) que lhe permitisse obter e processar toda a informação essencial para desenhar a aplicação”. A partir daqui, os investigadores utilizaram um algoritmo de aprendizagem para avaliar quatro estados emocionais pré-definidos: euforia, aborrecimento, calma e ansiedade.

A aplicação, que actualiza o estado emocional de hora a hora e envia para correcção e validação do utilizador, socorre-se igualmente de sensores do telemóvel para identificar, localizar e perceber o ambiente onde indivíduo está inserido.


Conteúdo Recomendado