O projeto dinamizado pela ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento, promove a inclusão e a participação social através da literacia digital, capacitando jovens adultos e seniores para um uso mais consciente, criativo e solidário das novas tecnologias.
Segundo a ADM Estrela, “este reconhecimento reforça o nosso compromisso em criar pontes entre gerações, culturas e saberes, contribuindo para uma comunidade mais justa e conectada.”
Pela ocasião a ADM Estrela, que tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento social das populações, de forma global, integrada e inclusiva, agradeceu à Caixa Geral de Depósitos por esta distinção e a todas as pessoas e parceiros que tornam este projeto possível.
Prémios Caixa Social 2025 distinguiram 44 projetos com um milhão de euros
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai premiou 44 projetos de entidades do Terceiro Setor na 7.ª edição dos Prémios Caixa Social, atribuindo um total de 1 milhão de euros. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no passado dia 27 de outubro, na Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, em Lisboa.
Os Prémios Caixa Social constituem, segundo a instituição, “uma importante resposta social” e um “um pilar estratégico da nossa atuação, através do investimento em entidades do 3º setor – que pela sua idoneidade, experiência e trabalho meritório – apoiam aqueles que continuam a sofrer de exclusão ou vulnerabilidades e enaltecem projetos sociais que partilham do mesmo propósito da Caixa: criar valor social”.
Nesta edição, foram avaliadas 286 candidaturas elegíveis provenientes de todo o país. Entre os 44 projetos premiados, 21 integram o eixo Inclusão Social e Solidariedade, 17 centram-se na Formação e Capacitação e 6 dedicam-se à Prevenção e Cuidados de Saúde.
O júri foi composto por personalidades com “comprovada experiência nas áreas de intervenção desta edição”: Filipe Almeida (Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social); Filipe Santos (Diretor da Universidade Católica); Isabel Mota (ex-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian); Maria Marín (Administradora Não Executiva da CGD) e presidido por António Farinha Morais, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos..
Ao longos das sete edições, os Prémios Caixa Social já distinguiram 223 projetos, representando um “investimento global de 4,7 milhões de euros“. A iniciativa, segundo a CGD, “consolida o compromisso da Caixa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, coesa e solidária”.
Alguns dos projetos distinguidos este ano, no eixo da Inclusão Social e Solidariedade são: Pontes Digitais – Capacitação Intergeracional em Competências Digitais, da Adm Estrela, Madrilusa – Capacitação e Integração de Jovens Imigrantes, da ADRITEM, Viver + Comunidade – Autonomia, Bem-Estar e inclusão para Seniores, da Associação de Solidariedade Social Alto da Cova da Moura – ASSACM, integrARTE da RURAL MOVE – Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa Densidade e REFOOD – inclusão social em Vila Real de Santo António e Castro Marim, da Refood 4 Good.
Na Formação e Capacitação, algumas iniciativas premiadas foram o Horizonte Acessível – “Formação que ultrapassa distâncias”, da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Leaders Gang by Mentes Empreendedoras, da Acessível Êxito Associação, ReComeçar – Capacitação para a Vida Autónoma, da Associação Antídoto e Centro de Estudos 5.0G – Sucesso Educativo para Todos, da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço.
Na área da Prevenção e Cuidados de Saúde, destacam-se o Estimular + ao domicílio, da ADENORMA Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira, Carrinha d`Encantar – Rota do Afeto, da Associação Calioásis – Centro de Bem-Estar para Crianças, Jovens e suas Famílias Afetados pelo Cancro, Apoiar Quem Cuida 2.0 – Continuar a Cuidar, da CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, Snoezelen Sénior – Terapia Multissensorial para o Bem-Estar no Envelhecimento, do Centro Social da Taberna Seca, PAT – Programa de Adesão Terapêutica para Jovens com doença mental, do Instituto Desenvolvimento e Inclusão Social – IDIS e Saúde Conectada – Literacia Digital para um Acesso Simples à Saúde, da Mutualista da Covilhã.
Com esta nova edição, a Caixa reforça o seu papel de mecenas social, valorizando projetos que promovem a inclusão, a literacia, a capacitação e o bem-estar das comunidades em todo o país.






