Semana marcada por temperaturas negativas

O início da semana vai ser marcado pelo frio, com temperaturas mínimas entre dois graus negativos e os nove positivos em Portugal continental, céu pouco nublado e vento fraco, adiantou hoje à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

“Ontem [domingo] tivemos uma descida da temperatura e hoje vamos acordar com frio, com temperaturas mínimas relativamente baixas, a fazer lembrar o inverno. Nas regiões do interior norte e centro temos valores a rondar os zero graus e um grau Celsius e em alguns locais e na Serra da Estrela -1 e -2 graus. Temos também formação de geada e gelo na estrada, uma vez que choveu”, explicou Maria João Frada.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nas regiões do litoral, as temperaturas mínimas vão situar-se entre os seis e os nove graus Celsius.

No que diz respeito às temperaturas máximas, vão ser inferiores a 10 graus Celsius nas regiões do interior e no litoral vão rondar os 13/14 graus.

“Hoje vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo, já diferente de ontem [domingo]. Não se prevê precipitação e o vento tem tendência a diminuir de intensidade, mas ainda será um vento moderado no litoral oeste e nas terras altas, mas nas restantes regiões será em geral fraco a predominar do quadrante norte”, disse.

Maria João Frada adiantou que para os próximos dias e, devido à influência de um anticiclone que está posicionado a noroeste do território continental, está prevista alguma nebulosidade em algumas regiões.

“Não se prevê precipitação, mas vamos ter alguma nebulosidade nas regiões norte e centro e isso prevê-se a partir de amanhã [terça-feira] e até dia 26” (quinta-feira), salientou.

A meteorologista do IPMA indicou ainda que a partir de quarta-feira está prevista uma subida da temperatura mínima.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Mondego até ao início da manhã e nas terras altas até ao final da manhã.

Está também prevista a formação de gelo ou geada nas regiões do interior, em especial do norte e centro e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 8 e 14 graus Celsius, no Porto entre 6 e 14, em Braga entre 4 e 15, em Viana do Castelo entre 5 e 14, em Vila Real entre 2 e 9, em Viseu entre 2 e 8, em Bragança entre 0 e 8, na Guarda entre 0 e 6, em Castelo Branco entre 4 e 12, em Coimbra entre 4 e 12, em Évora entre 5 e 14, em Beja entre 5 e 14 e em Faro entre 9 e 17.


Conteúdo Recomendado