Assinala-se também este ano a 15ª edição do Dia Europeu Sem Carros. No entanto, o corte de ruas à circulação automóvel quase desapareceu destas iniciativas.
Há uma década, o cenário era diferente. Muitas autarquias assinalavam esta iniciativa europeia afastando os automóveis do centro das cidades durante um dia, 22 de setembro.
Em declarações à TSF, Tiago Farias, diretor municipal de mobilidade e transportes da Câmara de Lisboa, argumenta que sensibilizar os cidadãos é melhor do que obrigá-los a deixar o automóvel em casa.
Tiago Farias defende também que acabar com a proibição da circulação automóvel durante um dia em algumas ruas não retira impacto à iniciativa e os resultados demonstram isso mesmo.
A Semana Europeia da Mobilidade decorre entre 16 e 22 de setembro, em 57 cidades nacionais que organizam atividades como caminhadas, passeios de bicicleta, workshops, jogos tradicionais e aulas desportivas, de forma livre e gratuita.
A 13ª edição da Semana Europeia de Mobilidade assinala-se em 1.712 cidades, que integram uma lista liderada pela Áustria, Espanha, Hungria e Itália. O tema deste ano é “As Nossa Ruas, A Nossa Escolha” e pretende envolver os cidadãos para uma mobilidade sustentável e para uma vida saudável nas cidades.