Queijo da Serra é rei por estes dias

Mercado municipal de Fornos de Algodres recebe a terceira edição da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela este fim de semana. O mercado municipal de Fornos de Algodres acolhe, este fim-de-semana, a Feira Regional do Queijo Serra da Estrela. O certame é organizado pelas Câmaras de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, no âmbito […]

Mercado municipal de Fornos de Algodres recebe a terceira edição da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela este fim de semana.
O mercado municipal de Fornos de Algodres acolhe, este fim-de-semana, a Feira Regional do Queijo Serra da Estrela. O certame é organizado pelas Câmaras de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela (CIMSE), e tem como objetivo fomentar a notoriedade daquela que é considerada uma das maravilhas da gastronomia regional e também salvaguardar a sua preservação enquanto produto endógeno regional. O programa começa sábado de manhã, com a Iª Montaria “Por Terras de Algodres”, e continua durante a tarde com as jornadas técnicas, a partir das 14h30, no Centro Cultural local, onde serão debatidas as pastagens, a produção de leite e a produção de mirtilos, entre outros temas. Pelas 17 horas, no mesmo espaço, terá lugar uma tertúlia sobre “Como escolher, valorizar e saborear à mesa o melhor queijo português”. No domingo tem lugar a prova BTT “Por Terras d’Algodres… nos trilhos da pastorícia”, às 8 horas, realizando-se uma hora depois a tradicional abertura do mercado do queijo Serra da Estrela. Segue-se a sessão solene, uma explicação técnica do fabrico de queijo ao vivo e uma prova popular. Durante a manhã haverá ainda uma prova orientada de queijo. O dia será animado com recriações etnográficas e música com as bandas da Escola de Música dos bombeiros locais e Batuta D’Alegria, Grupo de Concertinas de Paranhos da Beira, grupos de cantares da Muxagata e da Casa do Pessoal do município fornense, Filarmónica Amizade, Grupo Típico “Os Capelenses”, e dos Ranchos Folclóricos de Paranhos da Beira, Nespereira, Figueiró da Granja, e da Universidade Sénior de Fornos de Algodres.
Celorico da Beira também em festa
Celorico da Beira também estará em festa neste fim-de-semana, com a tradicional Feira do Queijo, organizada pelo município local. O evento arranca sexta-feira pelas 9 horas, com a abertura da feira, que também inclui artesanato e produtos regionais, no mercado municipal. A animação também não faltará na autodenominada “Capital do Queijo Serra da Estrela”, com uma arruada pelos Bombos do Baraçal, animação de rua e as atuações da Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior e do conjunto Santos da Terra – Sons Lusos. No sábado, haverá animação musical com Ângelo Brás, Marias Malukas, Os Bazófias, Grupo Salário Mínimo, Grupo de Cantares Os Salgueirinhos e Concertinas do Fornotelheiro. Pelas 21h30, o Centro Cultural Celoricense recebe o espetáculo de revista à portuguesa “Vira o Disco e Troika a Mesma”. Já no domingo, tem lugar pelas 8h45 a Caminhada do Queijo, com degustação. Durante a manhã, haverá ainda atividades de ginástica e zumba, e pelas 13h30 sai para as ruas o desfile de carnaval das freguesias. O programa encerra com um espetáculo de folclore, às 15h30. A Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, sediada precisamente em Celorico da Beira, avisa que esta maravilha gastronómica poderá ter menor qualidade este ano, em virtude do tempo húmido que se tem feito sentir nos últimos meses. Quanto à produção, a entidade que representa os produtores certificados do mais famoso queijo do país estima que se situe nos mesmos valores de 2012, que foram de 120 mil a 150 mil quilos. Já os preços mantêm-se entre os 13 e 15 euros por quilo, no que respeita ao queijo certificado.

Conteúdo Recomendado