Quase todas as regiões do país em risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

O risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) está hoje muito alto em grande parte do território português, com as regiões do centro e sul do país a atingir o nível 10.

De acordo com o IPMA, Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real registam um índice de UV muito alto (entre 8 e 10).

Porto Santo e Funchal, na Madeira apresentam também risco de exposição muito alto aos raios UV, enquanto Ponta Delgada, nos Açores, o risco é apenas moderado.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.

Para o risco muito alto (8 a 10) recomenda-se a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sendo de evitar a exposição das crianças ao sol.

As medidas de proteção aconselhadas para o risco alto (entre 6 e 7) passam pelo uso de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.


Conteúdo Recomendado