Quase 90% dos utentes já têm médico de família

O número de utentes com médico de família continua a subir. Desde abril, 40.963 ganharam médico e atualmente são já mais de 8,9 milhões, o equivalente a 88% dos utentes inscritos em centros de saúde.

Em julho deste ano havia 8.982.846 utentes com médico de família atribuído, num total de 10.202.732 inscritos nos centros de saúde. Feitas as contas, 88% dos utentes já tinham médico de família, de acordo com a Publicação Periódica sobre o Número de Utentes Inscritos nos Cuidados de Saúde Primários, com dados de julho, publicada esta quarta-feira.

Mas se a Norte, os números são muito positivos, com taxas de utentes com médico acima dos 90% – com destaque para o Agrupamento de Centros de Saúde de Gondomar (99,9%) –  no Algarve o problema da falta de médicos de família continua bem presente, com um quarto dos utentes sem médico. E no caso do Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve Barlavento havia mesmo 36,2% dos utentes sem médico atribuído.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) frisa, em comunicado, que, desde abril, 40.963 utentes ganharam médico de família e “desde 2011, ano em que se estimava o número de utentes sem médico atribuído em 1.838.795, verificou-se um aumento de 646.522 utentes com médico de família atribuído”.

Um quarto dos utentes não foi ao centro de saúde em 2014

O relatório agora publicado revela que mais de 2,2 milhões de utentes inscritos nos cuidados de saúde primários não foram a uma única vez ao centro de saúde durante o ano de 2014, o que equivale a um quarto do total de utentes.

Em julho passado, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, a propósito da publicação do Relatório Anual sobre o Acesso a Cuidados de Saúde, que apontava para 1,4 milhões de utentes ainda sem médico de família em dezembro de 2014, já tinha afirmado que “temos muito mais portugueses com médico de família do que aqueles que o utilizam”, apontando para cerca de dois milhões de utentes que não usam os cuidados de saúde primários.

Outro dado curioso é que 27.613 utentes não têm médico de família por opção própria.

Lembre-se que a promessa de dar médico de família a todos os portugueses é antiga. Agora, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) propõe-se a dar um médico de família a todos os portugueses até 2017. Já o Partido Socialista compromete-se a dar médico a mais 500 mil portugueses. Atualmente há 1.192.273 sem médico.


Conteúdo Recomendado