Proteção Civil emite aviso devido a chuva e vento fortes

A Proteção Civil emitiu, esta quinta-feira, um aviso à população na sequência das previsões do agravamento do estado de tempo até sexta-feira, com chuva intensa e possibilidade de fenómenos extremos de vento.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) sublinha que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quinta e sexta-feira a manutenção das condições de instabilidade.

Segundo a ANPC, o IPMA prevê precipitação localmente intensa, em particular nas regiões do centro e sul, e vento fraco a moderado, acompanhado de rajadas, sem excluir a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

A Proteção Civil refere que o agravamento do estado do tempo pode provocar, entre outros efeitos, “dificuldades de escoamento dos sistemas de drenagem urbanos, nomeadamente durante os períodos de praia-mar, podendo haver inundações em locais historicamente mais vulneráveis”.

Além disso, há a “possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de acumulação de águas pluviais por insuficiências dos sistemas de drenagem”.

A ANPC salienta que o impacto destes efeitos “pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados” e recomenda à população das zonas mais vulneráveis que tome medidas, como desobstruir sistemas de escoamento de águas, fixar estruturas soltas e ter uma condução cautelosa, não atravessando zonas inundadas e tendo especial atenção em áreas arborizadas.

 


Conteúdo Recomendado