Privatização da Águas de Protugal "não está em cima da mesa"

A privatização da Águas de Portugal (AdP) não está a ser ponderada nem equacionada, de acordo com o presidente da empresa, Afonso Lobato Faria.

“Esse é um assunto do acionista e, como presidente da AdP, não me devo pronunciar. Mas o senhor ministro do Ambiente [Jorge Moreira da Silva] tem sido peremptório a dizer que não pondera nem equaciona a privatização do grupo Adp”, explicou Afonso Lobato Faria ao Green Savers.

De acordo com o gestor, este é um “não-assunto”. “Estamos a trabalhar de uma forma muito intensa na reforma do grupo AdP, que é 100% público. E o senhor ministro já disse que a [privatização] não está em cima da mesa”,revelou ao Green Savers.

Por outro lado, a privatização da EGF, empresa de resíduos da AdP e detentora da maior do capital de 11 empresas – entre elas a valiosa Valorsul – corre os trâmites normais. “O acordo entre a AdP e o consórcio vencedor – agrupamento Suma – já foi assinado”.

O passo seguinte é o “parecer obrigatório da Autoridade de Concorrência”, que desenvolve os estudos necessários para esse documento. “Aguardamos calmamente que a Autoridade da Concorrência se pronuncie”, explicou Afonso Lobato Faria ao Green Savers.


Conteúdo Recomendado