Preço da gasolina subiu 18 cêntimos

Preços vão manter-se esta semana porque, apesar da subida das cotações internacionais, o euro valorizou-se face ao dólar, travando o aumento.

Os preços dos combustíveis estão a aumentar desde o início do ano. Em relação a 2 de janeiro, ontem pagava-se mais 18 cêntimos por litro de gasolina. O gasóleo, por seu turno, subiu oito cêntimos desde o início do ano. Nesta semana, os preços mantêm-se, já que a subida nas cotações foi compensada pela valorização do euro face ao dólar.
O aumento de preços está a penalizar mais a gasolina, com os consumidores a pagarem este mês mais 9,25 euros por depósito de 50 litros do que em janeiro. Já encher um depósito de gasóleo custa mais 4,45 euros.
Portugal tem a oitava gasolina mais cara da União Europeia. No gasóleo, o País tem o 11º preço mais elevado da UE, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis. A introdução dos combustíveis simples provocou uma descida nos preços entre dois e três cêntimos, mas será essa a diferença, em princípio, a manter-se, já que tanto o gasóleo como a gasolina continuarão a refletir as cotações internacionais. O facto de os outros combustíveis serem aditivados não altera esse valor.
O gasóleo atingiu o valor mínimo na semana de 26 de janeiro, ao fixar-se em 1,127 euros por litro. Também a gasolina atingiu o preço mínimo de 2015 na mesma semana, quando o litro esteve a 1,305 euros.

Conteúdo Recomendado