Portugal lidera nas vendas automóveis na Europa

As vendas automóveis em Portugal cresceram 36,5% em maio e, no acumulado desde janeiro, progrediram 42% face a igual período de 2013, o maior aumento na Europa.

As vendas de carros na Europa aumentaram 4,3% em maio pelo nono mês consecutivo, encorajadas pela melhoria da confiança dos consumidores que levou à aquisição de novos modelos, sobretudo de fabricantes como a Renault, Volkswagen e General Motors, segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA) hoje divulgados.

Portugal foi dos países da União Europeia que mais cresceu nas vendas de carros, ficando apenas atrás da Roménia e da Grécia. Em maio estas aumentaram 36,5% para 13.773 unidades. No acumulado entre janeiro e maio as vendas aumentaram 42% para 60.041 unidades, sendo o país com maiores vendas acumuladas.

O registo de novos carros na Europa aumentou para 1,13 milhões de carros, valor que compara com 1,09 milhões de carros registados no período homólogo, especificam os dados da ACEA. As vendas acumuladas até maio mostram um crescimento de 6,6% para 5,62 milhões de carros.

O único país que caiu em maio, dos cinco maiores fabricantes automóveis em análise, foi a Itália, com as vendas a reduzir em 3,8% face ao homólogo. Já a Alemanha, o maior fabricante de carros novos, responsável por cerca de um quarto das novas entregas, cresceu 5,2%.

Os modelos Renault venderam mais 18%, os Volkswagen, líder de mercado, mais 9,5%, e a PSA Peugeot Citroen registou uma subida de 4,2% nas vendas.

“É uma recuperação modesta de níveis baixos de procura”, referiu Marc Rene Tonn, analista da M.M. Warburg em Hamburgo, à Bloomberg. “É o segundo pior mês de maio desde 2003”, apontou.

A ACEA compila informação dos 28 Estados-Membros da União Europeia, excluindo Malta. Mas inclui números da Suíça, Noruega e Islândia.


Conteúdo Recomendado