Portugal em aviso amarelo devido a chuva e vento forte

Aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro.

Todo o país se encontra esta quarta-feira sob aviso amarelo devido a previsão de chuva forte, com exceção das ilhas açorianas de São Miguel e Santa Maria, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No continente, o aviso amarelo – o terceiro mais grave de uma escala de quatro – deve-se não só à possibilidade de chuva forte mas também a previsão de trovoada e rajadas de vento e vigora entre as 6 horas e as 00h00.

Sete ilhas nos Açores – Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa, Corvo e Flores – mantêm-se sob aviso amarelo por causa da chuva e da trovoada, já que o alerta tem estado ativo nos últimos dias.

Já a ilha da Madeira e Porto Santo estão sob aviso amarelo, mas devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima para a época, com o IPMA a referir que a temperatura poderá chegar aos 27 graus celsius.

O IPMA prevê para esta quarta-feira períodos de céu muito nublado e aguaceiros, por vezes fortes, nas regiões do litoral, estendendo-se gradualmente ao interior, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

O vento tenderá a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) no litoral e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e deverá registar-se uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.


Conteúdo Recomendado