Portugal é o 7º país que mais procura arrendar na Europa

http://cdn.negocios.xl.pt/2013-12/img_708x350$2013_12_01_20_54_26_210430.jpg

Neste Verão, 90% dos portugueses vão passar férias cá dentro. Reservas no Alentejo sobem 95% em 2014

São cada vez mais os portugueses que recorrem à Internet para colocar e procurar imóveis. Neste momento, Portugal é o sétimo país com mais peso na procura de casas para arrendar na Europa.

A constatação é da HomeAway.pt, portal dedicado ao arrendamento de alojamentos para férias. Em Portugal desde 2010, este espaço online conta com mais de 570 mil anúncios publicados, de 161 países, sendo que mais de 13 200 dos alojamentos publicitados estão em Portugal.

Através desta ferramenta de origem norte-americana – representada em todo o mundo através de 21 portais – , os proprietários têm acesso a uma vasta comunidade de turistas, não só nacionais, como estrangeiros. E a performance dos lusitanos é de destacar: o HomeAway.pt é visitado por cerca de 310 mil turistas portugueses espalhados por todo o mundo.

Assim, não é de estranhar o aumento de 45% de inscrições de novos proprietários lusos no portal, só no último ano. Conhecedores destes números, pretendem rentabilizar as suas habitações. Muitas das vezes, não as secundárias, mas as principais, já que representam entre 15% e 20% dos anúncios publicados. Contudo, a maioria dos alojamentos propostos por esta plataforma são residências secundárias, arrendadas temporariamente para proporcionar um rendimento complementar ao seu proprietário. “Sabendo que cada alojamento é alugado aproximadamente 10 semanas por ano, com uma média de aluguer a rondar os 800 euros, são 8 mil euros anuais de rendimento em extra”, explica ao i a responsável de comunicação da HomeAway para Portugal, Sofia Dias.

Com este valor os proprietários podem reduzir o crédito de habitação, pagar despesas de condomínio ou disponibilizar novos serviços ou condições do alojamento (piscina, ar condicionado, jacuzzi, cozinha equipada, mobília de jardim, etc.), esclarece ainda.

Portugal tem sido nos últimos anos o destino preferido dos portugueses para as suas férias. “Neste Verão, 90% das pessoas vão passar férias ‘cá dentro’, o que reflecte um crescimento nas reservas a rondar os 71% em relação ao ano passado”, continua a mesma fonte. As regiões de eleição dos portugueses para esta época balnear são o Algarve, com um crescimento de 65% de reservas no portal, o Alentejo (+94%) e a região centro (+75%). É de destacar o boom de reservas superiores a 100% para os Açores, Lisboa e Vale do Tejo e a Região Norte.

Apesar da actual conjuntura, os portugueses muitas vezes optam por passar a fronteira. Constatou-se um crescimento de 49% nos pedidos de reservas realizados para alojamentos no estrangeiro. Neste caso os destinos preferidos para este Verão são a região da Andaluzia, Paris, a Catalunha, as Ilhas Baleares e a Região de Alicante (Costa Blanca).

Já os estrangeiros elegeram em Portugal, sem surpresa, o Algarve, seguindo–se Lisboa e Vale do Tejo e, por fim, a Beira Litoral (Costa de Prata).


Conteúdo Recomendado