O projeto envolve seis aldeias e integra-se na cooperação territorial da Eurorregião EUROACE – Alentejo, Centro e Estremadura (Espanha), envolvendo os municípios de Sabugal, Arronches, Reguengos de Monsaraz e a Comunidades Autónoma da Estremadura.
O presidente da Câmara, Jorge Custódio, disse hoje que “este projeto foi candidatado e aprovado para Assistência Técnica pela União Europeia, no quadro da Nova Bauhaus Europeia”, tendo por base “a partilha de contextos territoriais e socioeconómicos idênticos, bem como a vontade comum de promover políticas e ações que permitam o desenvolvimento dos territórios”.
O autarca da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, adiantou que o município participa e lidera a rede com a aldeia de Dornelas do Zêzere, “fruto do investimento acumulado ao longo de décadas em serviços de interesse público geral”.
O projeto contempla ainda intervenções na Aldeia Histórica de Sortelha (Sabugal), na região Centro, e nas aldeias de Esperança (Arronches) e Corval (Reguengos de Monsaraz), no Alentejo, e nas localidades de Llerena e Moraleja, ambas na Comunidade Autónoma da Estremadura.
No caso de Dornelas do Zêzere, a intervenção vai focar-se na zona ribeirinha, espaço do mercado e Jardim das Nogueiras, procurando aplicar os princípios da regeneração urbana sustentável e ligada às memórias que aldeia tem com o rio.
A Rede Aldeias Bauhaus EUROACE será formalmente constituída como Organismo de Cooperação Territorial no próximo dia 21 de abril, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra.
Na altura será também apresentado o modelo conceptual que servirá de base ao planeamento estratégico e à definição dos projetos de intervenção a realizar em cada uma das seis aldeias que a integram.
Em julho de 2022, num universo de 87 candidaturas provenientes de 18 Estados-membros Europeus, o projeto “Rede de Aldeias para o Futuro” liderado pelo município de Pampilhosa da Serra foi um dos 20 distinguidos na primeira convocatória da Nova Bauhaus Europeia dedicada a iniciativas locais.
O projeto “Rede de Aldeias para o Futuro”, o único distinguido em Portugal Continental, conta com o apoio das comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Alentejo, assim como da Região Autónoma da Estremadura e com a colaboração das Redes Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias do Xisto.