Onze concelhos de cinco distritos do continente em risco máximo de incêndio

Onze concelhos dos distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Santarém e Coimbra apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Sabugal, Guarda, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Aguiar da Beira, Trancoso (Guarda) e Sernancelhe (Viseu).

O IPMA colocou também em risco elevado e muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Às 6 horas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta na sua página da Internet de um incêndio ativo na freguesia de Verdelhos, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco.

De acordo com a ANPC, o fogo, que deflagrou às 14h47 de quinta-feira, mantinha uma frente ativa em zona florestal pelas 3h30 de hoje, altura em que era combatido por 387 operacionais, apoiados por 127 veículos.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado no interior até ao meio da manhã, possibilidade de ocorrência de aguaceiros no interior durante a tarde, em especial nas zonas montanhosas e que podem ser acompanhados de trovoada.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado, de noroeste no litoral durante a tarde e de sudoeste nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal no litoral.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em especial durante a tarde e no interior, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no interior e a partir do final da manhã.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas da região Sul, em especial durante a tarde.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 19 e 28 graus Celsius, no Porto entre 17 e 23, em Viseu entre 15 e 31, em Bragança entre 15 e 34, na Guarda entre 17 e 30, em Coimbra entre 15 e 28, em Castelo Branco entre 20 e 35, em Portalegre entre 23 e 34, em Évora entre 17 e 34, em Beja entre 18 e 35, em Santarém entre 17 e 29 e em Faro entre 25 e 31.


Conteúdo Recomendado