Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal integra rede internacional das Nações Unidas

Tcp

Candidatura do Observatório da região centro foi aprovada e elogiada pela da INSTO – Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável.

O OTSCP – Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi admitido como membro da INSTO – Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável, depois de a candidatura, entregue em junho, ter sido aprovada por este organismo.

A INSTO é uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em vários destinos em todo o mundo. O objetivo é promover a troca de conhecimento e as melhores práticas na gestão do turismo sustentável, ajudando os destinos a tomar decisões informadas para minimizar os impactos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia.

Ser membro da INSTO implica que os membros se comprometem a monitorar e medir a atividade turística e os seus efeitos em onze áreas temáticas principais. A saber: satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão das águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e ação climática. Os avanços registados em cada uma destas áreas são apresentados todos os anos.

Nos comentários de resposta à candidatura, a INSTO realça que “a importância da monitorização da atividade turística a nível regional de acordo com a Estratégia de Turismo 2027 é bem destacada”, assim como elogia o “Projeto de Sustentabilidade do Centro de Portugal, que com os seus objetivos, terá um significado significativo para o Observatório e ajudará ainda mais na expansão das áreas de monitorização, de acordo com os requisitos da INSTO”. Ainda segundo a INSTO, a candidatura “ilustra o compromisso do Centro de Portugal em tomar medidas relevantes para garantir a sustentabilidade do setor do turismo” na região.

A admissão formal do OTSCP terá lugar na próxima reunião anual da INSTO, que terá lugar de 21 a 22 de novembro, em Madrid.

“A admissão do Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal na INSTO é mais um passo importante para a promoção da sustentabilidade da atividade turística na região”, sublinha Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“A Turismo do Centro tem como um dos seus desígnios a certificação enquanto primeira região de turismo sustentável a nível internacional, através do projeto ‘Centro Sustentável’. Para isso, são muito importantes os dados recolhidos pelo Observatório, que permitem a avaliação permanente da realidade e ajudam os empresários e as entidades públicas a tomar as melhores decisões. Este é um esforço fundamental, no sentido de assegurar que a atividade turística cria mais-valias para as comunidades locais, assim como para o ambiente”, acrescenta Raul Almeida.

Monitorizar os impactos do turismo no Centro de Portugal

O OTSCP foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria. A sua missão consiste em monitorizar todos os aspetos relacionados com o turismo na região. Ao fornecer informação de valor às empresas e organizações, constitui um apoio fundamental à tomada de decisão dos protagonistas da atividade turística no território.

O Conselho Técnico-Científico do Observatório integra 30 investigadores de várias instituições de Ensino Superior no Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco. Já o Conselho Consultivo Empresarial inclui os principais empresários e instituições representativas da atividade turística na região.


Conteúdo Recomendado