Muito frio e nevoeiro para hoje

Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo frio e nevoeiro persistente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda, Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém e Leiria estão sob aviso devido ao frio, com persistência de valores baixos das temperaturas mínimas e por causa do nevoeiro persistente.

Os distritos da Guarda, Vila Real e Bragança estão sob aviso amarelo desde as 1 horas e até às 12 horas de hoje devido ao nevoeiro persistente, que poderá ser gelado e com formação de sincelos.

O IPMA colocou também sob o mesmo aviso os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém e Leiria devido ao tempo frio entre as 1 hora e as 9 horas de hoje.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura mínima de seis graus Celsius e uma máxima de 14, em Bragança vai variar entre -1 e seis graus, na Guarda entre -1 e 7, em Vila Real entre 1 e 11 graus, em Castelo Branco entre os 0 e os 12, Portalegre entre 1 e 13 graus, em Évora e Leiria entre 1 e 15, em Beja e Santarém entre 2 e os 15, em Faro entre 6 e 17 e em Setúbal entre 5 e os 15 graus.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade na região norte, neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta ao longo do dia.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente de norte na faixa costeira ocidental durante a tarde e acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte, vento fraco a moderado de nordeste, aumentando para moderado a forte a partir início da tarde, soprando forte nas terras altas, em especial a partir do final da tarde.

No Funchal, as temperaturas vão variar entre os 14 e os 20 graus.

O IPMA prevê para o arquipélago dos Açores períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se pouco nublado e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora no grupo ocidental (Corvo e Flores).

Quanto às temperaturas em Ponta Delgada vão variar entre os 11 e os 16 graus, em Angra do Heroísmo entre os 14 e os 18 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e os 18 graus.


Conteúdo Recomendado