Moinhos de todo o país abertos a visitas este fim de semana

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-ZY7z1tPVNTI/T_V9d-X4WoI/AAAAAAAAm1k/wfYFCj9LDug/s1600/Lourinha_Atalaia_Festadopao_2012_LG_DSC02532.JPG

Mais de duas centenas de moinhos de todo o país vão estar abertos ao público entre sábado e segunda-feira como forma de valorizar este património e assinalar o Dia Nacional dos Moinhos.

A 8.ª edição da iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal” pretende voltar a alertar para a conservação dos moinhos: “pelo menos uma vez no ano eles são limpos, lubrificados, arranjados, postos em condições”, disse à agência Lusa o coordenador, Jorge Miranda. No Dia Nacional dos Moinhos, a 07 de abril, o objetivo é, de acordo com uma nota da organização, “chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais”, assim como “identificar problemas e oportunidades, germinar projetos e ideias”. Segundo Jorge Miranda, em 2007, ano de estreia da iniciativa, aderiram 132 moinhos que receberam 2.000 visitantes. A edição de 2014 contará com 216 moinhos, mais 84 que no primeiro ano. As atividades serão realizadas conforme “a natureza dos moinhos e o uso que lhes é dado”, explicou o coordenador. Haverá percursos, visitas guiadas, demonstrações dos moinhos em funcionamento, provas de produtos regionais e, nalguns casos, ações de limpeza e conservação. Um dos 44 municípios que este ano participam na iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal” é Santa Comba Dão, distrito de Viseu, com uma visita guiada (no sábado às 15 horas) aos dois moinhos “que ainda sobrevivem”. Jorge Miranda explicou que “quase todos os moinhos que existiam na zona estão no fundo da barragem [da Aguieira] “, restando apenas dois. A Câmara de Santa Comba Dão, em conjunto com os escuteiros, tem vindo a fazer o levantamento dos moinhos que existiam para ser apresentada a sua reconstrução virtual, que ficará patente num exploratório da Aguieira. Na Lourinhã, no distrito de Lisboa, vai ser possível conhecer, entre sexta e segunda-feira, através de visitas guiadas, entre outros, os moinhos da Lucília e do António, na freguesia da Atalaia, e do Dinossauro, em Porto Dinheiro, freguesia de Ribamar. Mais a sul, “Velas ao Vento” é o nome da iniciativa que o Museu Municipal de Aljustrel realiza no domingo. Segundo o município, em redor da vila de Aljustrel, existiram cerca de 15 moinhos de vento. A grande maioria já desapareceu ou encontra-se ao abandono. Uma das exceções é o Moinho do Maralhas e será este que ostentará neste dia “as suas belas velas” e terá as portas abertas para que o público possa ver este exemplar recuperado e em funcionamento.


Conteúdo Recomendado