Ministério da Educação abre 1954 vagas para professores

O Ministério da Educação vai abrir 1.954 vagas para Quadros de Zona Pedagógica (QZP), ao qual os professores podem concorrer através do concurso externo extraordinário, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.

As quase duas mil vagas destinam-se a educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário, segundo o diploma.

Os grupos de recrutamento que vão ter mais vagas a concurso serão as de disciplinas essenciais como Português, Matemática, Física e Química, Biologia e Geologia e Ciências da Natureza.

“À semelhança do verificado na primeira vinculação, há também um número relevante de vagas para docentes de Educação Especial, dando continuidade ao reforço e à atenção que o Governo tem dado a esta área”, refere o Ministério da Educação e Ciência (MEC) em comunicado.

Segundo os cálculos do MEC, desde o início da legislatura e até setembro deste ano deverão estar vinculados ao ministério mais de 2.600 professores, graças aos concursos abertos no ano passado e ao novo processo de vinculação extraordinária de docentes do ensino artístico que deverá iniciar-se em breve.

A portaria hoje publicada surge três dias depois do diploma que veio alterar o decreto-lei que regula os concursos de seleção, recrutamento e mobilidade do pessoal docente. Aquele documento, publicado na sexta-feira, veio introduzir a obrigatoriedade da passagem aos quadros de todos os docentes que completem cinco anos de serviço.


Conteúdo Recomendado