McDonald’s contrata marca portuguesa de ‘ketchup’

Depois de terminada a parceria com a Heinz, os 139 restaurantes da cadeia norte-americana em Portugal passam a ser fornecidos pela Italagro, detida pelo grupo HIT.

Depois da cebola, carne, pão e alface, agora também o ‘ketchup’ utilizado nos restaurantes da McDonald’s é português. O diretor-geral da cadeia de ‘fast-food’, Mário Barbosa, revela, em entrevista ao Diário Económico, que “temos agora um novo fornecedor nacional, a Italagro, do grupo HIT, para o fornecimento de ‘ketchup’ para a McDonald’s Portugal, o mais recente parceiro a juntar-se aos já mais de 30 fornecedores portugueses”.

Mário Barbosa sublinha que, no âmbito desta parceria – que será apresentada hoje com a presença da ministra da Agricultura -, a empresa sedeada em Castanheira do Ribatejo irá fornecer “mil toneladas de ‘ketchup’ para os 139 restaurantes da McDonald’s em Portugal”. A mesma fonte salienta que esta quantidade “equivale à compra de cerca de 4.500 toneladas de tomate fresco nacional, a produtores locais, num volume de negócios que representa cerca de um milhão de euros”.

Em 2013, a McDonald’s Portugal utilizou 981 toneladas deste segmento de produto. Mário Barbosa realça que até final de 2014 “perspetiva-se que o consumo atinja as 1140 toneladas, mil das quais já fornecidas pela Italagro/grupo HIT” e garante que “esta quantidade irá crescer progressivamente, acompanhando o plano de expansão da McDonald’s a nível nacional”.

Oportunidade para exportar

Sobre se o negócio ficará apenas pelo mercado português, Mário Barbosa assegura que há oportunidade de a Italagro vir a exportar para outros mercados do universo da cadeia de restauração. “A partir do momento em que um fornecedor esteja certificado pela McDonald’s, está apto a ser fornecedor da McDonald’s em qualquer mercado. Dada a qualidade e excelência da Italagro, produtores locais e do produto, estamos confiantes de que essa perspetiva possa vir a concretizar-se”.

A McDonald’s Portugal prevê que esta parceria levará ao fornecimento de 2.500 toneladas de ‘ketchup’, o equivalente a cerca de 15 mil toneladas de tomate fresco, até ao final de 2015, isto se o negócio se estender a outros mercados. Segundo a mesma fonte, “esta aposta na Italagro irá representar a criação de 24 novos postos de trabalho, diretos e indiretos”.

O diretor-geral da McDonald’s Portugal lembrou que “o nosso trabalho com os fornecedores nacionais é constante e, à medida que introduzimos novidades na nossa ementa, e o negócio da McDonald’s cresce, o volume de compras aos fornecedores atuais também evolui”. E salientou que o novo ‘McPrego’, produto exclusivo para o mercado nacional, que “veio reforçar as nossas parcerias com a Panike, através da aquisição de maior quantidade de pão de água português, e com a Mendes & Gonçalves, através do molho ‘McPrego’, dois dos nossos atuais parceiros nacionais”.


Conteúdo Recomendado