Máximas no Continente não chegam aos 20 ºC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado no Algarve até ao meio da manhã, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, aguaceiros fracos nas regiões norte e centro até ao início da tarde, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao meio da manhã.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Porto e Coimbra prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, em Faro e Ponta Delgada 19, Bragança 11, Guarda 8, Castelo Branco 15, Viseu e Vila Real 12, Santa Cruz das Flores, Évora e Beja 17, Angra do Heroísmo 18 e Funchal 23.

Quatro barras fechadas devido à agitação marítima

As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação devido à forte agitação marítima e outras quatro estão condicionadas, segundo a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível às 6 horas na página da Marinha na Internet, a barra marítima de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

As barras do Douro e Aveiro estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

Na costa Ocidental prevê-se ondas de noroeste com 2 a 3 metros, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2,5 metros, enquanto na costa sul estão previstas ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

De acordo com o IPMA, a temperatura da água do mar vai rondar os 18 graus.


Conteúdo Recomendado