Iniciativa da Deco para baixar fatura da eletricidade atrai 12 mil pessoas por dia

Um mês após ter sido lançada, a iniciativa da Deco para baixar a fatura de eletricidade conta com mais de 360 mil pessoas já registadas. A campanha com o mote “juntos pagamos menos” pretende que os clientes de eletricidade adiram a esta iniciativa até ao final de abril, altura em que a Deco fará um […]

Um mês após ter sido lançada, a iniciativa da Deco para baixar a fatura de eletricidade conta com mais de 360 mil pessoas já registadas.
A campanha com o mote “juntos pagamos menos” pretende que os clientes de eletricidade adiram a esta iniciativa até ao final de abril, altura em que a Deco fará um leilão pelo preço mais barato junto dos operadores de mercado como a EDP, Galp, Endesa ou Iberdrola, entre outros. Em declarações à agência Lusa, a responsável pelas relações institucionais da Deco, Rita Rodrigues, disse que a expectativa era de «uma elevada adesão uma vez tratar-se de uma iniciativa inovadora e sem risco para o consumidor». Ainda assim, acrescentou, «foi surpreendente a rapidez na adesão sobretudo na primeira semana», adiantando que, tendo em conta o elevado número de inscrições, é impossível manter o ritmo do primeiro mês. Após estarem definidos os operadores vencedores por cada tarifário, os consumidores que aderiram à campanha passarão a ter as condições de preço resultantes do leilão que a Deco tem a expectativa de ser mais baixo do que as atuais tarifas oferecidas no mercado livre. A intenção desta iniciativa é «responder a uma preocupação crescente dos consumidores relativamente aos custos da eletricidade» e «promover um processo transparente e com provas dadas noutros mercados que visa fomentar a concorrência entre os vários fornecedores do mercado liberalizado». Esta é uma ação «que visa reduzir a despesa mensal com a eletricidade», adiantou a Deco, mas, «para ter o maior sucesso possível, é essencial» que os consumidores façam a sua adesão, de forma a que «quantos mais formos, maior o nosso poder de negociação junto dos fornecedores e a pressão para que nos proponham a tarifa mais baixa possível». O leilão está marcado para 2 de maio e será apurado o vencedor com o preço mais baixo nos vários tarifários. Após a oferta, a partir de 15 de maio a Deco vai comunicar a todos os consumidores que participaram na acção qual o fornecedor vencedor e quanto poderão poupar com o novo contrato, sendo que só mudam se entenderem. A Deco refere ainda que poderá vir a receber uma comissão por cada contrato assinado pelos consumidores junto do fornecedor que ganhar o leilão.

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