INE revê em alta crescimento do PIB no 2º trimestre para 0,9%

O Instituto Nacional de Estatística reviu hoje em alta o crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre deste ano, que aumentou 0,9% do PIB face a igual período de 2013, com o novo Sistema Europeu de Contas (SEC2010).

Em meados de agosto, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, ainda no anterior Sistema Europeu de Contas (SEC1995), que a economia portuguesa cresceu 0,6% no segundo trimestre face ao primeiro deste ano e 0,8% face ao segundo trimestre do ano passado.

Com divulgação da atualização dos resultados trimestrais da taxa de evolução do PIB desde 1995 até ao segundo trimestre de 2014, segundo os parâmetros estatísticos do SEC2010, o INE reviu hoje em alta o crescimento do PIB em 0,1 pontos percentuais no segundo trimestre, em termos homólogos.

Já o índice de volume de negócios na indústria registou uma variação homóloga nominal negativa de 0,8% em julho, contra um aumento de 4,9% em junho.

Segundo o INE, tanto o índice relativo ao mercado externo como o relativo ao mercado nacional, apresentaram diminuições em julho, designadamente de 1,4% e de 0,4%, respetivamente, contra aumentos de 5,4% e de 4,5% registados em junho.

Para estes decréscimos contribuíram diminuições dos índices dos agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios, que foram de 4,5% e de 2,3% em julho, respetivamente.

 


Conteúdo Recomendado