Incêndios: Guardiões da Serra da Estrela defendem “uma visão diferente para o futuro”

Um mês depois do início do incêndio que destruiu mais de 25 mil hectares, o responsável salientou que não é preciso uma “esmola” para salvar a serra da Estrela, mas sim “uma nova visão nacional”.

A Associação Guardiões da Serra da Estrela exige “uma visão diferente para o futuro” no âmbito da intervenção que vai ser realizada na recuperação da área ardida do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).


Manuel Franco, da direção da associação, disse à agência Lusa que espera que haja “uma visão diferente para o futuro” da região, porque “não se pode voltar ao mesmo”.


“Não pode ser corrigir, reparar o que foi destruído, tem que ser mais do que isso. Tem que ser um repensar e um novo olhar para aquilo que deve ser o PNSE e a colaboração e o contributo da comunidade agropastoril para essa sustentabilidade do PNSE”, defendeu.


Um mês depois do início do incêndio que destruiu mais de 25 mil hectares, o responsável salientou que não é preciso uma “esmola” para salvar a serra da Estrela, mas sim “uma nova visão nacional”, e valorizar aquilo que ela dá aos dez milhões de portugueses “e não às 30, ou 40 ou 50 mil pessoas que ainda vivem dentro do PNSE”.


“Temos que fazer da proteção do património natural um desígnio nacional, porque é dele que depende a nossa água, o nosso ar, o nosso bem-estar”, disse.


Para que os pastores sejam preservados na serra, reafirmou que “não é com turistas a tirar fotografias, é optando por comer queijo de ovelha em vez de comer queijo de vaca e em vez de comer queijo flamengo, é optando, muitas vezes, por pôr azeite no pão em vez de pôr manteiga”.


“Com isso estamos a moldar paisagens, com isso estamos a apoiar indústrias e, neste caso, a indústria agropastoril tradicional e extensiva da serra da Estrela”, rematou.


Ainda sobre o plano que o Governo vai gizar para o PNSE, disse esperar que “tenha uma visão de médio e longo prazo, exequível e sustentada nas comunidades” e que olhe “para uma serra multifacetada”.

“A serra está como está hoje porque perdeu o valor para as comunidades e, ao perder o valor, perdeu função e perdeu gestão de território”, disse.


Manuel Franco referiu que a serra da Estrela, ao contrário de outros Parques Naturais, “sempre foi, na sua esmagadora maioria, um território humanizado, aonde o homem fez sempre parte intrínseca de um ecossistema que esteve equilibrado durante milhares de anos e funcionando de forma muito natural e simbiótica”.


“E é essa relação entre a atividade humana e o património natural único da serra da Estrela que nós queremos que seja reencontrada através do multiuso da serra da Estrela”, defendeu.


E, na sua opinião, isso obriga a uma visão que vá “muito para além” dos ciclos eleitorais e autárquicos ou dos quadros de financiamento.


“Implica, efetivamente, uma visão a 40 ou 50 anos e um empenhamento nessa visão”, concluiu o elemento da Associação Guardiões da Serra da Estrela que tem sede na Covilhã, no distrito de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado