Hotel do chocolate é inaugurado em junho

O primeiro hotel do chocolate português confirmou a data oficial de inauguração: 6 de junho. Fica em Viana do Castelo e aproveita as recuperadas instalações da antiga fábrica de chocolates Avianense.

Com apenas 18 quartos – cinco destes são suites duplex, localizadas no último piso e assotadas —, o hotel Fábrica do Chocolate pretende afirmar-se como uma unidade familiar sem abdicar do charme de um hotel temático.

Cada quarto é único: “Todos os quartos são diferentes”, explicou à Fugas Madalena Dinis. “Há o quarto do chocolate branco, do negro ou do de leite, mas também espaços que lembram filmes, estórias ou músicas que versam sobre o chocolate.”

Há ainda um quarto especial, “muito orgânico”, sobre as origens do cacau e vários que resultam de parcerias com marcas de chocolate. Casos dos quartos Regina, Arcadia, Valrhona ou Casa Grande, cujos ambientes foram elaborados pela equipa de decoradores que trabalha com o atelier Branco Cavaleiro em colaboração com as equipas de cada uma das marcas. Um quarto duplo reservar-se-á desde 110€.

Para lá do alojamento, como não poderia deixar de ser numa unidade em que o chocolate é o ex libris, as atenções prometem concentrar-se no restaurante / atelier gastronómico gerido pelo chef Pedro Araújo. Toda a carta foi elaborada com o propósito de incorporar o chocolate e o cacau na maioria dos pratos (“há, claro, outras propostas para quem não goste”) e, além das refeições servidas, também está prevista a organização de workshops.

Semelhantes iniciativas podem ser usufruídas por quem visita o museu, com centro interpretativo do chocolate, que ocupará toda a cave do edifício.

Aliás, especificamente para os visitantes do museu está a ser desenvolvido um menu específico de tapas, a ser servido apenas ao almoço, cujo objetivo passa por mostrar como o chocolate pode abrilhantar variados pratos. 

Antes da inauguração, a 6 de Junho, o hotel começará, já no final de maio a receber grupos por convite numa espécie de soft-opening.

Enquanto não estiver disponível o sistema de reservas online, os contactos com o hotel podem ser feitos através do T:933299890 ou pelo email fabricadochocolate@fabricadochocolate.com.


Conteúdo Recomendado