Guarda UP e Guarda Basket regressam à competição de seniores em maio

Já os escalões de formação regressam apenas treinos, mas competição só na próxima temporada.

Os jogos dos escalões seniores de basquetebol iniciam-se no próximo mês de maio contando com a participação de dois clubes filiados na Associação de Basquetebol da Guarda: o Guarda UP que participa na Taça Nacional de Seniores Masculinos e o Guarda Basket no Campeonato Nacional de Seniores Masculinos (CNB2).

Os dois emblemas estão a preparar o regresso aos treinos, seguindo as medidas de desconfinamento anunciadas pelo Governo.
Segundo a Associação de Basquetebol da Guarda (ABG), “os dois clubes aguardam ansiosamente o regresso dos treinos e à competição e pretendem manter-se na luta pela melhor posição possível, uma tarefa que não é fácil, até porque a paragem foi longa e o pouco tempo entre a retoma dos treinos e a competição é reduzida”.

A retoma da atividade desportiva marca também o regresso dos treinos de Basquetebol dos escalões de formação, uma prática que a Associação de Basquetebol da Guarda defende como fundamental para o bem-estar e para a saúde dos jovens. Segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde todas as crianças e adolescentes devem praticar atividade física de intensidade pelo menos moderada, 60 minutos todos os dias.

Os campeonatos distritais dos escalões de formação, por seu lado, só regressam na próxima época pelo facto de os gastos associados à organização das competições ser incomportável para a ABG. No entanto e sempre dependente da evolução da pandemia e das diretrizes das autoridades de saúde a Associação de Basquetebol da Guarda pretende ainda desenvolver várias atividades até ao final da presente época desportiva.

Amanhã. dia 21 de abril, pelas 19 horas, a associação vai promover o mais um BasketTalks com a temática orientada aos “Valores e Ética na pratica do Basquetebol”, a secção é aberta a todos os interessados bastando somente realizar a inscrição em www.abguarda.pt/inscricoes.html.


Conteúdo Recomendado