Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo devido ao vento

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar, na terça-feira, sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, persistente e acompanhada de rajadas de vento.

“Amanhã [terça-feira] vamos ter um agravamento do estado do tempo no Minho e Douro litoral. Prevê-se céu muito nublado durante a manhã com ocorrência de períodos de chuva que vai estender-se depois a partir da tarde às regiões do norte e centro e depois ao alto Alentejo”, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o dia de terça-feira vai ser marcado por chuva forte, persistente no Minho e Douro litoral e eventualmente depois nos restantes distritos a norte do sistema Montejunto-Estrela.

“No entanto, o cenário mais gravoso será no litoral a norte do cabo Mondego (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu). Não podemos também excluir que nestes distritos não possa haver localmente, mas com baixa probabilidade, fenómenos extremos de vento”, salientou.

No que diz respeito aos distritos mais a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, Maria João Frada explicou que também está prevista a ocorrência de chuva de forma contínua, mas que será fraca ou de chuvisco.

“A partir de terça-feira vamos ter também um aumento da intensidade do vento relativamente ao dia de hoje. O vento soprará moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 a 70 quilómetros por hora”, disse.

Por causa do mau tempo, o IPMA colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, entre as 7 horas terça e as 9.59 horas de quarta-feira.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar também na terça e quarta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de rajadas de vento na ordem dos 70 a 90 quilómetros por hora, em especial no litoral e nas terras altas, e de ondas de quatro a cinco metros.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo, também para terça e quarta-feira, os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde se espera, nuns casos, chuva ou vento fortes, e, noutros, agitação marítima.

O aviso laranja significa “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, enquanto o amarelo “risco para determinadas atividades” dependentes do estado do tempo.

Em declarações à Lusa, a meteorologista do IPMA, Maria João Frada, adiantou que a chuva vai manter-se até quarta-feira, altura em que gradualmente vai passar a regime de aguaceiros, por vezes fortes no norte e centro, acompanhados de trovoada e granizo.

“Na quinta e sexta-feira ainda vamos ter instabilidade, mas no fim de semana vamos ter subida da temperatura com alguns distritos a atingir os 25 a 30 graus na generalidade do território”, disse a meteorologista.


Conteúdo Recomendado