A 26 de novembro, o Município da Guarda inaugurou, em parceria com o Geopark Estrela, a Litoteca Municipal com a apresentação da “Exposição de Geologia do Concelho – As Rochas que Contam a Nossa História”.
O vereador da Câmara das Guarda, Rui Melo, que acompanhou este processo, explica que este é um projeto que «nasceu de um desafio para a criação de um espaço expositivo para preservar, estudar e valorizar o património geológico da região. A reabilitação do quiosque existente no Jardim Lopo de Carvalho, aliou a preservação da memória identitária da cidade da Guarda à promoção do conhecimento científico, educação e do desenvolvimento sustentável do território». Flávio Massano, presidente do Geopark Estrela, referiu que «quem visita a Litoteca, fica com uma pequena resenha histórica da biodiversidade geológica deste território». Este equipamento «pode contribuir para o estudo, para a investigação, para a educação e para a conservação deste nosso património geológico do Estrela Mundial da Unesco, o Geoparque Estrela», referiu o autarca.
A Litoteca da Guarda pode ser visitada a qualquer hora do dia e está situada na Rua Batalha Reis. O equipamento foi inaugurado no âmbito das Comemorações do 826º Aniversário do Foral da Cidade da Guarda.





