Governo cobrou mais 477 milhões em impostos até maio

A receita fiscal líquida subiu de forma “expressiva”, acima do ritmo esperado para este ano como um todo, tendo o Governo encaixado mais 477 milhões nos primeiros cinco meses do ano quando comparado com o mesmo período do ano passado.

O défice global do setor público ficou em 1008,7 milhões de euros no mesmo período, registando uma melhoria de 782 milhões face aos cinco meses homólogos.

De acordo com o comunicado das Finanças sobre a execução orçamental até maio, “a receita fiscal líquida acumulada do Estado até maio de 2014 ascendeu a 14624 milhões de euros, o que representa um aumento expressivo de 477 milhões face ao montante cobrado em igual período de 2013”.

A Direção-Geral do Orçamento refere que “este crescimento corresponde a um aumento de 3,4% da receita fiscal, em termos homólogos, superando o objetivo inscrito no Orçamento do Estado para 2014”.

“A receita líquida acumulada dos impostos diretos cresceu 4,4%, e a receita líquida acumulada dos impostos indiretos aumentou 2,5%, destacando-se a aceleração do crescimento da receita do IVA (+2,9%), do ISV (41,6%), do IT (4,9%), IUC (17,2%) e do IABA (2,1%). Em especial, a cobrança voluntária do IVA relativo a operações internas apresentou um crescimento acumulado de 287 milhões de euros”, refere a mesma nota.

Do lado da despesa, a conta consolidada da Administração Central “registou, até maio, um aumento de 0,6% face ao período homólogo, o qual é explicado, maioritariamente pelas transferências para a Administração Local, pelos encargos com pensões da CGA e pelos juros e outros encargos da dívida pública.”

“No que respeita aos juros e outros encargos, o crescimento de 9,5% deve-se essencialmente ao efeito infra anual diferente do registado no ano transato.”


Conteúdo Recomendado