GNR reforça fiscalização aos motociclos no domingo

A GNR indicou hoje que vai intensificar, no domingo, a fiscalização aos motociclos nas estradas com maior intensidade de tráfego destes veículos e onde exista um risco acrescido de acidentes, estando mobilizados cerca de 1000 militares.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que a operação “Moto” tem como objetivo proporcionar aos utentes das vias “uma maior segurança e de sensibilizar os motociclistas para uma condução responsável”.

Segundo a GNR, a fiscalização a motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos vai envolver um efetivo de cerca de 1000 militares de todos os comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.

A GNR adianta que, na sua área da responsabilidade, 25 motociclistas morreram em acidentes de viação este ano, representando 13,5 por cento das vítimas mortais nas estradas.

De acordo com a corporação, o envolvimento de motociclos em acidentes de viação resultam, na maior parte dos casos, em vítimas mortais ou em feridos graves, ocorrendo a maior parte das vítimas em cenário de despiste com colisões associadas.

Para reduzir a sinistralidade rodoviária envolvendo motociclos, a GNR aconselha a uma condução dentro dos limites de velocidade definidos por lei, sobretudo dentro das localidades.

A GNR apela ainda aos motociclos para que evitem manobras perigosas, usem do capacete de proteção, não conduzam sob o efeito do álcool, verifiquem o estado dos pneus e protejam-se com roupa e equipamento de proteção.


Conteúdo Recomendado